Limpeza do sistema de Ar Condicionado com R141b

Uso do R141b para limpeza de equipamentos de refrigeração (substituto do R11). O desempenho correto do equipamento de refrigeração depende em grande parte do perfeito estado de limpeza interna.

A limpeza com um solvente (R 141b) pode ser necessária nos seguintes casos:

Antes de realizar uma substituição de um componente, ex: Compressor…

Após uma avaria envolvendo contaminação de vários tipos de componentes dentro do equipamento.

As propriedades químicas e físicas são muito próximas àquelas do R11, desta maneira o processo de utilização é similar ao do R11.

Antes de usar o R141b como um agente de limpeza para instalações de refrigeração, verifique se o mesmo é compatível com todos os materiais elastoméricos contidos no equipamento.

O R141b não irá deteriorar os elastômeros , nem a maioria dos metais ou ligas metálicas usadas nos equipamentos de refrigeração como aço, bronze, cobre, alumínio, zinco ou “zamack”. Contudo, recomenda-se que o tempo máximo de 1h de limpeza com R141b não seja excedido.

Realmente, exposições mais prolongadas poderão causar algumas modificações estruturais em alguns materiais. Usando R141b: Deve-se retirar o fluido refrigerante dos sistemas (R12, R22, R134a…) bem como o filtro secador.

Como o R11, ou R141b pode ser circulado por e dentro da instalação através de uma bomba com equipamentos padrões para conexão (válvulas I visor – de vidro – para a fase líquida tubos encaixes) ou também através de um cilindro de Nitrogênio pressurizado (7 a 8 Bar). OS cilindros de R141b equipados com válvulas de conexão podem ser pressurizadas pelo usuário, até dois terços da pressão da garrafa de serviço e com um limite máximo de 10 bar.

Note que é obrigatório o uso de válvulas apropriadas e calibrador de pressão a fim de que se pressurize o R141b do cilindro de Nitrogênio.

É extremamente recomendável que se limpe cada elemento da instalação separadamente, excluindo-se o compressor e que o R141b seja circulado de maneira contrária ao sentido de fluxo do refrigerante do equipamento para que se atinja uma maior eficiência de limpeza.

Deve-se fazer várias circulações com diferentes porções de R141b até que a coloração do fluido permaneça similar à original. Quando a coloração após a circulação permanecer inalterada a limpeza estará encerrada.

Após a limpeza deve-se pressurizar o sistema com Nitrogênio seco e fazer vácuo em todo o circuito. O sistema estará pronto para receber nova carga do refrigerante.

Limpe os componentes individualmente, Serão necessárias conexões de fabricação própria, uma vez que as conexões para os componentes do condicionador de ar apresentam especificações diferentes para tamanho, formato e dimensões de rosca;

Inverta a posição do cilindro de decantação para usar o fluido no estado líquido.