Parte 1 - Fundamentos sobre sistemas de climatização automotivo

O ser humano se sente confortável se o ambiente em que ele se encontra apresenta uma determinada temperatura e umidade do ar. O bem-estar, como parte integrante da segurança ativa, exerce uma grande influência sobre a possibilidade de conduzir sem a diminuição da capacidade física e mental.

O “ambiente climatizado do veículo” influi diretamente sobre o condutor, sobre uma condução isenta de fadiga e sobre a segurança da condução. Estudos científicos realizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) demonstram que a capacidade de concentração e reação é intensamente reduzida quando a pessoa está submetida a cargas climatológicas.

O corpo humano está exposto a cargas climatológicas muito intensas em seu dia-a-dia, sendo que quanto maior forem estas cargas, maior será a solicitação no corpo para suportar e resistir a elas. A temperatura ideal para o condutor do veículo está entre 20º e 22° C, que é representada na região “A” do gráfico. Uma radiação solar intensa sobre o veículo pode elevar a temperatura no interior do veículo até 15° C acima da temperatura ambiente – principalmente na região da cabeça, ou seja, parte mais alta do interior do veículo. É nesta região do veículo onde o calor exerce as influências mais perigosas.

Com o aumento da temperatura corporal, a frequência cardíaca também aumenta. Uma característica típica disso é uma transpiração mais intensa, neste caso, o cérebro recebe uma quantidade menor de oxigênio. Esta condição é representada na região “B” do gráfico. A região “C” representa uma sobrecarga para o corpo. Os médicos especializados no trânsito denominam este fenômeno como “estresse climatológico”.

De acordo com os estudos realizados, ao aumentar a temperatura de 25 para 35° C, a capacidade de percepção e reação é reduzida em até 20%. Estima-se que este valor equivale a uma taxa de álcool de 0,5 g/l de sangue. Para reduzir ou eliminar completamente estes tipos de cargas foi criado o climatizador com um sistema, que condiciona o ar do interior do automóvel em uma temperatura agradável e também pode depurar e desumidificar o ar. Com o climatizador, é possível gerar temperaturas reduzidas nos difusores em comparação com as altas temperaturas atmosféricas. E isso independentemente do veículo estar parado ou em movimento. Na tabela abaixo é possível visualizar a eficiência de um sistema de climatização em um veículo em movimento há 1 hora, temperatura ambiente de 30° C e com incidência direta de luz solar sobre o veículo.