A troca da correia dentada
Está é a primeira parte de uma coletânea sobre este tema polemico. A troca da correia dentada deve ser realizada por um profissional qualificado e ciente de que, caso descuide de seu serviço muitos problemas subirão por sua cabeça, estou dizendo o que todo o reparador experiente já sabe.
O empenamento das valvulas de admissão e de escapamento: Agora você imagine, um novo mecânico sem experiência, O responsável pelo setor manda trocar a correia dentada do “ex: ‘marea 20v turbo’.
Na escola … onde o aprendiz estudou mecânica não teve a oportunidade de conhecer o processo de troca deste motor, e também não teve a disponibilidade de estudar este sistema de sincronismo, Pois vale lembrar que cada caso é um caso a ser levado a serio…
É muita responsabilidade para uma profissional novo assumir, digamos, que ele seja daqueles que goste de desafios, o meu conselho é seja sincero e responda, ‘não sei fazer este serviço, peço que encaminhe para uma pessoa mais experiente’, e este outro profissional pode ser da mesma empresa ou até de outra, o que não vale é assumir um compromisso dizendo que sabe, e na hora H, realizar um serviço de má qualidade levando a sua reputação e a de sua empresa abaixo.
Todo o bom responsavel (chefe de oficina) deve saber dissso, um prejuiso evitado é lucro.
Mas agora o que fazer para trocar um correia dentada com sucesso… este sera o tema das próximas noticias, abordaremos aqui uma seleção dos casos mais complicados, como Marea 5 cil, Fire 16v, Audi A6, e outros.