Ford Ranger 3.0 sistema commom rail
Gostaria de compartilhar aqui uma solução para o problema de perda de potência em uma pick-up Ranger 2008 com Sistema Commom Rail. Este veiculo estava com o seguinte defeito:
Após o veiculo rodar alguns Kilometros ele perdia a aceleração, como se perdesse toda a potência do motor em alta rotação, mas ele mantia a marcha lenta (fato curioso para esse tipo de defeito) mesmo com o pé acelerando no máximo. Ao deixar o veiculo em ponto morto por alguns minutos e livrar o acelerador, o defeito desaparecia, e o funcionamento voltava ao normal.
A principio este defeito é caracterizado como falta de pressão de combústivel, em outra situação eu colocaria o manometro na linha de baixa e alta pressão para teste, mas como este veiculo é novo e ainda estava na revisão de 6 meses e com apenas 3.000 km, nem perdi meu tempo buscando este defeito na linha do combustivel, em primeira hipotese.
Ao colocar o scanner para acessar o sistema de injeção eletrônica constatei já oque se esperava,”o defeito era na parte eletrônica e não no sistema de combustivel”. O defeito registrado na memoria de erro passado era o do sensor do pedal do acelerador, antes de remover o sensor para executar os testes indivuduais na bancada de teste, constatei que o mau contato eletrico estava no seu conector, Após conectar novamente e apagar o defeito armazenado, o veiculo voltou ao normal e aquele defeito foi resolvido, e o importante sem a necessidade de perder muito tempo.