Part 2 - Fundamentos sobre sistemas de climatização automotivo
Um sistema de climatização possibilita reduzir a temperatura interna de um veículo, gerando maior conforto e segurança para os ocupantes.
Um efeito colateral, tão importante quanto a queda da temperatura, é a desumidificação e depuração do ar. O filtro antipólen e o filtro de carvão ativado representam fatores complementares para a depuração do ar. Esta depuração favorece principalmente as pessoas que sofrem de doenças alérgicas.
Aspectos físicos da refrigeração: Há muito tempo são conhecidos os esforços humanos para conseguir efeitos de refrigeração. Um primeiro procedimento para a refrigeração de produtos alimentícios foi armazená-los em uma caixa com gelo.
O gelo = água no estado sólido absorve o calor dos produtos alimentícios, fazendo com que eles esfriem. O gelo derrete por isso, passando para um outro estado; ele se liquefaz, tornando-se água.
Os efeitos da troca de calor, através dos quais uma substância modifica seu estado em determinadas condições, são utilizados e colocados em prática na técnica da climatização.
Se for modificada a pressão sobre um líquido, modifica-se também o seu ponto de ebulição. Todos os líquidos se comportam de forma similar. Tomando como exemplo a água (H2O), sabemos que, quanto mais baixa for a pressão, mais baixa será a temperatura de ebulição.
Isto é facilmente visualizado ao ferver a água em diferentes altitudes. Quando se está ao nível do mar a água é fervida a 100ºC, porém, quando sobe-se a serra a temperatura do ponto de ebulição da água diminui, pois a pressão atmosférica em regiões mais altas também é menor, resultando em um processo de ebulição mais rápido. O processo de evaporação também é utilizado nos climatizadores veiculares. Por isso, o sistema climatizador utiliza uma substância de fácil ebulição, que recebe o nome de fluido refrigerante, cujo ponto de ebulição segue abaixo:
O ponto de ebulição indicado para os líquidos considera sempre uma pressão atmosférica de 0,1 MPa = 1 bar. Através do gráfico de Pressão x Temperatura do fluído refrigerante R134a, é possível concluir que se for mantida uma pressão constante e for reduzida a temperatura, o vapor passa para o estado líquido.
No circuito de refrigeração do climatizador esta transformação ocorre no condensador. Já quando é reduzida a pressão do fluido refrigerante, ele passa do estado líquido para o gasoso. No circuito de refrigeração do climatizador esta transformação ocorre no evaporador.