Parte 3 - Diagnostico em Climatização Automotiva
Para realizar a verificação da potência de resfriamento do ar-condicionado é necessário inserir um termômetro nos difusores centrais do painel de instrumentos do veículo.
Se a temperatura medida na conferência da potência de resfriamento for maior que 7ºC, o sistema de climatização está com alguma avaria e deve ser diagnosticado. Desta forma, o reparador pode iniciar este diagnóstico conferindo a pressão do fluido refrigerante no circuito, com o A/C desligado. Para isso, o reparador deverá:
-
- Desligar a ignição e todos os consumidores elétricos inclusive o ar-condicionado;
-
- Conectar o conjunto para recuperação, reciclagem e recarga do climatizador; e
-
- Fazer a leitura dos manômetros de pressão.
As pressões e temperaturas registradas no circuito do gás de refrigeração variam em função do estado de funcionamento (por exemplo, regime de rotação do motor, velocidade do ventilador do líquido de refrigeração, temperatura do motor, compressor ligado ou desligado) e em função dos fatores de influência ambiental (por exemplo, temperatura ambiente, umidade e potência de refrigeração solicitada).
Por isso, a pressão do circuito de refrigeração em repouso poderá variar em função da temperatura ambiente conforme indicado na tabela a seguir: