Parte 1 - Diagnostico em Climatização Automotiva
Um climatizador só funciona se todos os componentes do sistema trabalharem perfeitamente. Se houver avaria em algum componente, podem ser alteradas as pressões de trabalho, não podendo ser descartados danos derivados no sistema e no motor.
Para evitar danos, são instalados sensores de monitoramento no circuito de refrigeração. Uma unidade de controle processa esses sinais e gerencia a desconexão e conexão periódica do compressor, bem como a rotação do ventilador.
Dessa forma, é possível manter o nível de pressão no circuito de refrigeração sempre dentro dos valores normais. Nos sistemas equipados com um compressor não controlável, os sinais dos sensores de monitoramento também são utilizados para efetuar adaptações às necessidades de rendimento refrigerante do sistema (desligamento e acionamento do climatizador em função das necessidades do rendimento refrigerante). Ao mesmo tempo são realizadas medidas preventivas contra um possível congelamento do evaporador.
Se por algum motivo o climatizador deixar de operar perfeitamente, o reparador poderá realizar algumas verificações no circuito refrigerante para diagnosticar as possíveis avarias. Contudo, os trabalhos em veículos com climatizador, a manipulação e o uso do fluido refrigerante requerem determinadas medidas se segurança.
Um procedimento inadequado também pode provocar danos no climatizador, que deve ser evitado, para oferecer uma assistência profissional ao cliente. Portanto, antes de iniciar uma verificação ou reparo em sistemas de climatização é essencial que o reparador esteja munido dos equipamentos de segurança individual: óculos de proteção, luvas de proteção e nunca fazer uma chama, fogo ou fumar enquanto estiver realizando operações neste sistema.